domingo, 5 de dezembro de 2010

RESENHAS

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS

THRITY UMRIGAR

Lancinante, A Distância entre Nós, romance de Thrity Umrigar narra o cotidiano de uma mulher rica e sua criada, oprimidas. Oferece uma visão sobre o papel das classes e dos sexos na Bombaim atual. A narrativa, angustiante, é contada através do olhar de Sera, uma viúva Parsi cuja filha grávida e o genro compartilham sua casa elegante, e Bhima a governanta idosa que mora em um barraco, na favela e tem de sustentar sua neta órfã.

Muito além da relação patroa/empregada, Umrigar faz um trabalho admirável ao criar duas personagens simpáticas, sofridas, cúmplices, opostas. Quando encontramos Bhima pela primeira vez, ela está dividindo com Maya um colchão fino. Maya é a neta sobre quem ela depositou todos seus sonhos e esperanças, que, entretanto, desmoronaram devido a uma gravidez inesperada e suas conseqüências desastrosas. Usando seu poder e dinheiro, Sera e sua família influenciam radicalmente nas vidas de Bhima e Maya, preocupando-se com o marido de Bhima, vítima de um acidente de trabalho que o deixou alienado, e fornecendo fundos para a educação universitária de Maya. Nota-se, porém, veladamente que a vida privilegiada de Sera não é como parece ser. Depois de anos sofridos com a crueldade de sua sogra, ela teve de encarar os abusos emocionais e físicos de seu marido, dor que somente Bhima podia ver e aliviar. Apesar das tragédias e triunfos, Sera e Bhima sempre compartilharam uma ligação que transcendia classe e raça, um laço partilhado pelas duas mulheres cujos destinos pareciam sempre estar nas mãos de outros, fora do seu controle. A Distância Entre Nós ganha força pois seu enredo e prosa são enriquecidos com uma série de retornos ao passado e voltas ao presente. Uma linda história de tragédias e esperanças. Uma lição de amor e amizade. Marcante e inesquecível.

3 comentários:

  1. Você indicaria esse livro para os alunos? De que faixa etária?

    ResponderExcluir
  2. oiee flor... acredito q vc tem meu blog antigo... tá ai o endereço do meu novo... http://jedanymis.blogspot.com/ gostei do seu blog!!! bjk Dani

    ResponderExcluir