terça-feira, 5 de abril de 2011

AMBIENTES LETRADOS - DINÂMICO E DIVERTIDO!!!

AMBIENTES LETRADOS


TP 4 – Unidade 13 – Leitura, Escrita e Cultura

Objetivo

Ø Refletir sobre os usos e funções da escrita nas práticas do cotidiano e relacionar o letramento com as praticas de cultura da comunidade do Bairro Santo

A atividade foi desenvolvida em quatro (04) aulas com a turma do 8º ano 4.

Inicialmente solicitei aos alunos que observassem os ambientes letrados no bairro e nas proximidades e em sua casa, que procurassem coletar os dados físicos como folders, panfletos, placas, frases em para-choques de caminhão (bastante comuns na comunidade), etc.

A discussão ficou engraçada quando os alunos passaram a relatar as placas e as frases de caminhão. Um aluno afirmou que vira uma placa nas imediações com o nome da escola escrito de maneira errada: em vez de Solamon, estava escrito Solamão.

Como tarefa solicitei que observassem atentamente em casa, na rua, no supermercado, na farmácia, na lan house, na igreja, no trânsito, na escola, etc., e que trouxessem de forma física, mentalmente ou através de sua escrita ou desenho o que observara.

Os dados coletados, conforme pudemos registrar em fotos, foram folders do AA (Alcoólicos Anônimos), NA (Narcóticos Anônimos), panfletos e informativos de supermercados, frases curiosas de caminhão, placas que eles viram escritas de maneira errada (fora do padrão), etc. E todos os dados foram afixados em um grande mural de papel pardo, outros foram desenhados e escritos por eles da maneira mais próxima de como foram vistos pelos alunos na comunidade.

Com os dados coletados, passamos a socializar com o grande grupo como e onde haviam conseguido coletar. Além disso, como eu já havia lhes mostrado imagens e slogans curiosos e engraçados no início das atividades, penso que isso tenha facilitado para que tenham notado e comentado que as propagandas de loja e supermercado apresentavam-se pouco criativas. As frases de caminhões predominaram nas apresentações orais, mas observaram de modo muito oportuno também que as sacolas tem a função de acomodar as compras e até servir para protegerem as lixeiras e receber o lixo orgânico e outros, porém elas causam enormes danos ao meio ambiente. Interessante notar a importância que os alunos dão aos elementos não verbais em detrimento dos verbais. Comentaram, por exemplo, que a ilustração dos informativos e panfletos da loja e dos supermercados poderia ter as fotos dos produtos mais nítidas e o papel de melhor qualidade, e no entanto quase nada comentaram sobre as frases bem como sobre a pontuação. Instiguei-os a perceber, por isso, o uso das exclamações como modo de provocar psicologicamente as pessoas a comprar, a consumir.

Finalmente, pedi que pensassem no ambiente da igreja, do shopping, etc, e que imaginassem que tipos de suportes estes ambientes letrados apresentariam. O resultado foi bem produtivo. Como já estavam bem “aquecidos” com relação a ambientes letrados, participaram acaloradamente da discussão.

Dentro do tempo que planejamos e de que dispúnhamos, ressaltamos o painel, os cadernos, o livro didático, o jornal que recebemos diariamente e os bilhetes como composição de satisfatório ambiente de letras e de leituras.

2 comentários:

  1. Esta atividade foi desenvolvida com a maior disposição da turma conforme podemos ver nas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Ótima atividade para percepção do ambiente letrado que nos cerca. Interessante também é a continuidade com produções textuais de gênero(s) observado(s) pelos alunos.
    Angelita

    ResponderExcluir