domingo, 5 de dezembro de 2010

Memorial - VALEU CADA ESCOLHA QUE FIZ!!!

INFÂNCIA

GIBIS, CAÇA-PALAVRAS, MAPAS, LIVROS, SELEÇÕES! NÚMEROS: NÃO!

Meu nome é Eunilda Henning, sou professora de Língua Portuguesa, mas nem sempre foi assim.

Nasci em Otacílio Costa, SC, em 07 de outubro de 1961. Meu pai, desde cedo, incentivava muito à leitura a mim e a meus cinco irmãos. Trazia da "fábrica" revistas SELEÇÕES, mapas, livros de história e geografia. Como eu gostava e gosto! de ler gibis! Caça-palavras, então! Também comprava enciclopédias e todos os livros que pedíamos ou necessitávamos. Era eu quem mais gostava. Curiosa desde pequenininha.

ADOLESCÊNCIA

MAIS TRABALHO QUE ESTUDO. LEITURA? SIM!

Estudei na E.B.Elza Deeke, onde também fiz o curso técnico em Contabilidade, numa extensão da Escola Técnica de Comércio de Lages. Não havia outra opção e eu me sentia deslocada naquele curso. Fiz estágio por seis meses em uma grande empresa de papel e celulose, no departamento florestal. Neste, eu me adaptei rapidamente porque exigia uma boa comunicação com vários outros setores da empresa. Terminei o curso obtendo notas medianas. Meu primeiro emprego foi numa transportadora, na área administrativa.

“VOU-ME EMBORA PRA JARAGUÁ”

Aos dezenove anos fixamos residência em Jaraguá do Sul, onde passei a trabalhar em uma autarquia, nos setores de contabilidade e finanças. Muitos amigos, mas, sentia que não era aquele o meu sonho.

Num desabafo com minha irmã ouvi: “por que você não faz o magistério? Você leva jeito!” Matriculei-me naquele mesmo mês no Colégio São Luís Marista. Além das disciplinas afins, de novo estudei matemática, física, química, mas me identifiquei tão bem com o curso que só então aprendi de verdade os conteúdos das exatas.

FACULDADE DE LETRAS

Iniciei meus estudos no ensino superior com muita alegria. Letras Português – Inglês. Eram aulas intensas de questionamentos, debates, estudos aprofundados e sérios. Professores exigentes ao ponto de haver muitas desistências de colegas. Mas, eu estava no lugar certo. Disso, eu estava certa.

Nesse ínterim, fazendo um trabalho “extra” vendendo perfumes, procurei os professores do Colégio Divina Providência, hoje, Bom Jesus Divina. A coordenadora do ensino fundamental - séries iniciais interrompeu minha fala para perguntar se eu já tinha experiência como professora. Disse que havia feito estágio durante o curso de Magistério. Ela ressaltou minha forma de comunicação e convidou-me para dar aulas de reforço a alguns alunos do “pré” pois precisavam melhorar a leitura e a escrita. Foram só dois meses, outubro e novembro. Mas foi um sucesso. No ano seguinte, já iniciei como professora das séries finais. Foi uma parceria que se estendeu por 7 anos.

ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

RIO DO SUL, SEXTA-FEIRA, UHUUUUU!!!!!

Era muito bom embarcar no ônibus com destino a Rio do Sul, quinzenalmente. Amigos de verdade, faculdade séria, leitura no ônibus, trabalhos, trabalhos, trabalhos. Valeu cada quilômetro rodado.

DESAFIOS – ENSINO TÉCNICO E SUPERIOR

A convite da direção do Senac – SC, por dois anos assumi a coordenação de cursos técnicos nas áreas de gestão, comércio, turismo e saúde. Aprendi muito. Mas senti muita falta da sala de aula.

Ingressei, então, no Ensino Superior lecionando Comunicação Empresarial para turmas iniciais de Marketing, Logística e Gestão da Produção Industrial, ao mesmo tempo em que, na mesma instituição: Anhanguera-Fatej, dava aulas no período matutino para o Ensino Médio.

Atualmente, sou professora do ensino fundamental na rede municipal e estou terminando o curso GESTAR II – Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – 300 horas, sem dúvida, o curso que verdadeiramente proporcionou a mais estreita relação entre teoria e prática.

Enfim, minha “vocação” me proporcionou viver inúmeros desafios, muita aprendizagem e, acima de tudo, uma grande paixão: educar!

Um comentário:

  1. Bela trajetória, Eunilda. E agora, de volta à boa e velha terrinha!Sentiremos saudades!
    Bjs
    Angelita

    ResponderExcluir