domingo, 5 de dezembro de 2010

RESENHAS

RESENHA

A DROGA DA OBEDIÊNCIA

Pedro Bandeira

A Droga da Obediência de Pedro Bandeira é o primeiro livro da série OS KARAS. Eu o li quando ainda estava na faculdade e até hoje continua vivo, dinâmico, mágico na minha vida pessoal e profissional.

Ao contrário do que o próprio Bandeira afirma na edição de 1984: “O controle da dor! O controle das mentes! O controle da vontade! A humanidade controlada por drogas, ou desejos regulados, os protestos abafados! A obediência absoluta! A humanidade acarneirada por uma droga!”, o livro manifesta-se presente, firme e sem nenhum controle nas “vontades” dos alunos, dos adolescentes, dos adultos.

Tive o privilégio de conhecer o autor pessoalmente, quando na ocasião, confirmou sua dor de cabeça. Sim! Aquela que o levou a iniciar a série de maneira inteligente, instigante, ousada e sagaz .

O escritor criou um mundo adolescente totalmente mágico onde, encrencada, uma turma de encrenqueiros e curiosos desvenda mistérios, fazem piadas, fortalecem amizades.

Inesquecíveis, Chumbinho (aquele que quer entrar para a turma e precisa provar que merece estar lá – impagável a maneira como ele surpreende os Karas no “esconderijo”), Miguel, o líder, voz firme de comandante, Magri-magricela, Crânio e Calu.

Nessa história, eles precisam enfrentar sua primeira grande aventura. Misteriosamente vários alunos dos melhores colégios da classe alta paulistana desaparecem sem deixar pistas e é aí que entra em ação "Os karas", uma turma de adolescentes do colégio Elite que decide investigar por conta própria os desaparecimentos, uma vez que a polícia não consegue levantar nenhuma pista. Depois de muita investigação descobrem quem está por trás dos desaparecimentos: o terrível e paranóico doutor Q.I.
Esse cientista maluco está usando cobaias humanas para testar a sua descoberta "A droga da obediência" que torna as pessoas dóceis e obedientes.
Adrenalida sempre em alta sobretudo porque "Os karas" irão usar de toda a sua coragem, inteligência e perspicácia para desmascarar o doutor Q.I e salvar o mundo da sua loucura.


Essa empolgante história, além de prender a atenção do começo ao fim, também é uma sutil crítica a nossa sociedade.

Trabalhar didaticamente com a obra de Pedro Bandeira é gratificante principalmente porque testemunho cotidianamente meus alunos perguntando pelo livro e essas atitudes espontâneas resultam da “propaganda” das pessoas que já leram exteriorizando o gosto por este livro que certamente nunca envelhece.

Um comentário:

  1. Concordo com você que vale a pena trabalhar com esse título. Os alunos normalemente gostam muito dele.
    Bjs
    Angelita

    ResponderExcluir