terça-feira, 5 de abril de 2011

RESENHA - A DOÇURA DO MUNDO

É um romance da mesma autora de "A distância entre nós". Thrity Umrigar escreve "A doçura do mundo" apresentando uma nova definição da palavra família. Ele transcende culturas e preconceitos, numa trama de amor, morte, família, dor e transformação.
O romance descreve a fragilidade emocional em que se encontra Tehmina Sethna após perder seu marido. Envolvente é a leitura em torno da difícil decisão de partir. Ela aceita o convite de seu filho, Sorab, para passar um tempo com ele em Ohio, nos Estados Unidos. É um homem de 38 anos que fugiu da Índia para mudar seu estilo de vida e ter sucesso. Casado com Susan. Os dois têm um filho, Cavas, e vivem uma vida perfeita ao estilo americano.
O que parecia ser um recomeço, porém, deixa Tehmina numa situação delicada. Sem conseguir se adaptar à cultura ocidental ela sofre com a rejeição de sua nora e se sente sozinha no mundo, mesmo morando com sua "família". Logo, ela se vê forçada a escolher entre a nova vida e o retorno à cidade de Bombaim, que cada vez mais lhe desperta saudades.
O ápice é a impressionante ruptura das barreiras entre as duas culturas: Tehmina decide agir em favor de dois meninos moradores da casa ao lado, maltratados e negligenciados pela mãe.
Alternando as visões de Tehmina e de Sorab, "A doçura do mundo" é uma história sublime sobre vidas ligadas pela tradição e transformadas pelo amor.
Thrity Umrigar é uma hábil contadora de história, inteligente e penetrante. Uma das escritoras mais sensíveis da atualidade.

2 comentários:

  1. Parece realmente interessante essa obra. Com que turma você a trabalharia? Utilizando que estratégias ou método? Compartilhe conosco!
    Beijo
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. Discutiria as características de resumo e de resenha buscando suas semelhanças e diferenças.E, ao final faria produção de texto: resenha.

    ResponderExcluir